terça-feira, 14 de julho de 2009

NOSSOS ALUNOS

Conheça nossos alunos por turma:
Turma do Pré

Turma do Jardim


Turma do 1º Ano



Turma do 2º Ano

sexta-feira, 10 de julho de 2009

CONVITE

A EEB Estrela da Manhã faz seu Arraial no próximo dia 18 de julho a partir das 14 horas. Haverá muita comida típica, apresentações e brincadeiras. Não percam!
E vejam a criatividade dos alunos e professores: os convites foram todos confeccionados pelos alunos do 1º ano com nanquim colorido e pena, nas aulas de artes. Na foto, o convite que foi entregue para a Câmara de Vereadores.

terça-feira, 7 de julho de 2009

MALETA LITERARIA

O projeto compreende a leitura como uma prática social, uma interação entre leitor e texto, em que instigado pelo que lê, o leitor produz sentidos, dialoga com o texto, com os intertextos e com o contexto, ativando o seu conhecimento interno. Assim, a “Maleta Literária” atua semanalmente, por meio de sorteio ela vai para casa de um aluno da turma toda segunda-feira. A criança escolhe um dos livros que há dentro da maleta e faz a leitura junto aos pais ou responsável após fazem alguns registros no caderno literário que consta um questionário. A maleta fica uma semana na casa da criança retornando na semana seguinte.









“LETRAS GANHAM VIDA , PALAVRAS ENCANTAM”.

O projeto tem como objetivo maior incentivar a leitura literária no espaço escolar e familiar, vindo ao encontro do desejo da escola que é trazer a família para mais perto, visando um acompanhamento efetivo dos filhos.



Apresentação do 1º ano
Fábula: O leão e o ratinho do autor Esopo
Fabula é uma narrativa muito simples e clara, onde os personagens são animais ou objetos que possuem características e atitudes humanas. Normalmente, as fábulas são escritas para preservar a moral dos povos, ensinando-os como devem agir. A turma do 1º ano da Professora Isabel apresentou a dramatização da fábula: O leão e o ratinho do autor Esopo.

Apresentação 2º ano
Cantiga de roda: A linda rosa juvenil
Cantiga de roda é um tipo de canção popular atrelada ao ato de brincar, consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu imáginário e geralmente com coreografias. A turma do 2º ano da Professora Iuca apresentou a dramatização da cantiga: A linda rosa juvenil do nosso folclore.


Apresentação Jardim
Dramatização: No país da fantasia
Em suas brincadeiras, atividades e conversas, as crianças imaginam que vivem no país da fantasia. A turma do jardim da professora Rosane apresentou a dramatização da história: No país da fantasia de Geruza Rodrigues Pinto e Hugo Mattos da Silva.

Apresentação Pré
Poema: As borboletas
Cantiga de roda: O cravo brigou com a rosaO segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. A turma do pré - escolar da Professora Mariléia para apresentou a dramatização do poema infantil: As borboletas de Vinícius de Moraes e em seguida a cantiga de roda: O cravo brigou com a rosa.

Contação de histórias

Pais contando histórias - Atividade mágica
O momento mais especial da manhã de abertura do projeto, foi apresentado uma atividade mágica para cultivar o hábito da leitura nos filhos, cada pai, mãe ou representante, foi convidado a escolher um livro junto ao seu filho e realizar a leitura com ele




ATIVIDADES MEIO AMBIENTE

Todos os alunos participaram das comemorações da Semana do Meio Ambiente. Foram realizadas como plantio de mudas, caminhadas ecológicas, visita ao PArque Ecológico São Francisco de Assis e demais atividades pedagógicas em sala de aula. Veja nas fotos algumas destas ações:

Jardim e Pré
1º e 2º Ano

Visita Parque Ecológico São Francisco de Assis



Atividades pedagógicas

ARTE DOS PEQUENOS

Olha os pequenos fazendo arte! Clique nas fotos pra ver em tamanho maior, os alunos da EEB Estrela da Manhã em uma das aulas de artes que acontecem na escola.



COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES

No dia 08 de maio de 2009, as crianças e seus professores prepararam uma simples e linda homenagem para as mães. Cada turma preparou uma apresentação e confeccionou um cartão que foi entregue no final do encontro de homenagem juntamente com uma rosa e um bombom. Foi um dia muito especial para a comunidade escolar.